Locomotiva 314. Autor e data desconhecida.

A chegada da ferrovia

Uma breve história.

Entre aquelas importantes cidades que surgiram com o advento da ferrovia, o município de Ribeirão Vermelho também teve por exclusividade seus valores sócio econômicos e culturais associados, diretamente, à implantação, ascensão e declínio do sistema de transporte ferroviário nacional. Desde os primeiros tempos, a ferrovia exerceu papel preponderante na economia local, criando novos hábitos e provocando mudanças sociais e políticas, tornando-se o fator fundamental de progresso. Seus trilhos, pontilhões, pontes, depósitos, bem montadas oficinas e estação representavam o avanço, o arrojo e o símbolo de uma era.  Situada no entroncamento das bitolas  0,76 m e 1,00 m, que promoveram o intenso movimento ferroviário com constantes baldeações e cruzamentos de trens passageiros, mistos, noturnos, cargueiros, etc., que demandavam os principais centros comerciais, não só do estado, mas do país, Ribeirão Vermelho ao longo dos anos experimentou o apogeu das ferrovias no Brasil, ostentando importantes conquistas de ordem coletiva no âmbito municipal. Porém, a partir da década de 40, quando da implantação das estradas de rodagem associadas a evolução das indústrias automobilísticas e a popularidade do automóvel, que contribuíram para o declínio e a decadência  das ferrovias em geral, havendo uma acentuada transferência de cargas e passageiros para esse tipo de transporte, assim como as deficiências inerentes as construções das linhas ferroviárias já obsoletas e crises administrativas, o município, igualmente, também passa a sofrer as consequências e os reflexos oriundos da política econômica e de planejamento que passou a vigorar a partir do final da década de 50, com sucessivas mudanças e desativação do setor ferroviário, na medida que a ferrovia foi perdendo sua importância, se estendendo essa transformação pelas décadas seguintes, chegando aos dias atuais com o entristecedor aspecto de abandono e com eles os registros de uma arquitetura que marcou a vida de várias gerações de ribeirenses.

Fonte: Márcio Salviano Vilela - Sobre Trilhos - 1998 / Ementários da História de Ribeirão Vermelho - 2003

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Alessandro de Castro Alonso