Em 1933, aos 05 de Julho, o Sr. Pedro Izidoro de Andrade e sua esposa, passaram uma escritura pública de doação de um terreno localizado à rua Arranchação à Conferência Nossa Senhora do Rosário para que ali fosse construída uma capela.
    Nos arquivos paroquiais da Matriz de Nossa Senhora da Guia, não foi possível encontrar com precisão a provisão de construção dessa capela, assim como, a comissão designada para tal obra. Porém, está certificado apenas a lembrança da Bênção Solene da Pedra Fundamental, invocando à Nossa Senhora Aparecida, ocorrida em 29 de agosto de 1937.
    Em novembro de 1947, aconteceram alguns melhoramentos materiais, figurando em primeiro lugar a conclusão dos trabalhos internos da referida capela. Em janeiro de 1951, iniciou o projeto de suas escadarias. Terminada a restauração da igreja matriz (concerto da torre, telhado e forro), o Conselho de Fábrica ia encarregar-se dessa obra, conforme combinação com o zelador da capela, Sr. Fabiano Moreira. Todavia, antes de começar esse serviço, foi preciso regularizar a situação de uma casinha colocada à beira da rua, em cujo terreno ia projetar-se as escadarias.
    Dessa forma, em setembro do mesmo ano, na melhor boa vontade, achavam- se para permutarem os imóveis, o primeiro outorgante permutante, Sr. Jorge Neman Murad, proprietário da dita casinha e o segundo outorgante permutante, proprietário de um terreno vizinho à casinha, a Conferência de Nossa Senhora do Rosário da Sociedade São Vicente de Paulo, representada pelo Presidente, Sr. Bento José Lopes de Abreu Filho, fazendo mútua e recíproca transferência na forma da lei.
    No entanto, as escadarias da capelinha, veio a ser inaugurada aos 12 de outubro de 1956, quando na ocasião, o vigário Pe. José Inácio, havia solicitado à Câmara Municipal de Ribeirão Vermelho, a mudança do nome da rua Oeste de Minas para rua Nossa Senhora Aparecida.
    Neste dia, em procissão rumo a capelinha, com a presença da população e autoridades em geral, comemoraram os ribeirenses, a primeira grande festa de Nossa Senhora Aparecida com a inauguração das escadarias e a bênção solene da placa “Rua Nossa Senhora Aparecida”.
Fonte: Márcio Salviano Vilela - Sobre Trilhos - 1998

Foto: Renato Libeck (2015)

© 2023 Ribeirão Vermelho - Minas Gerais - Brasil

Alessandro de Castro Alonso