Ferroviário Esporte Clube Ribeirense - 1939. Em pé: Landinho, Tonico Piano, Luiz Faustino, Walter Patto, Zezé Pattinho, Nezico, Sílvio Patto, Manoel Português, Eurico, Mauro Rocha e Joaquim de Souto. Agachados: Paulo Ribeiro, Zanoli, Mário Moreira, Geraldo Ribeiro, Valmir Reis, Bebeto Patto e Chico Delgado.

A primeira equipe de futebol a ser organizada em Ribeirão Vermelho foi o Ajaccio Foot-bal Club nos anos 20 sob o comando do Sr. Nelson Alves da Rocha, cujo campo fora construído nas proximidades da rotunda, paralelo ao prolongamento da Av. Antônio Rocha (antiga Rua do Matadouro). Nesta mesma época formava-se os Irmãos Foot-ball Club os quais Neca, Aguilar e Theófilo, filhos do Sr. Domingos “Padeiro” de Oliveira, presidiam e organizavam os treinamentos.
A empolgação proporcionada pelo futebol levaram os rapazes de Ribeirão Vermelho, sob iniciativa dos Srs. Eurico Rodrigues Patto e Antônio Murad Sobrinho, a construir um outro campo, com melhores instalações, terreno este doado pelo Sr. Antônio Pereira da Silva. Dessa forma, na primeira metade da década de 30, os Irmãos Foot-ball Club cessa suas atividades e surge em 30 de julho de 1935 o Ferroviário Esporte Clube Ribeirense.
Em meados da década de 40, alguns funcionários do Banco Industrial de Minas Gerais e lojistas de Ribeirão Vermelho, apoiaram seu funcionários que resolveram organizar uma equipe de futebol do comércio devido à equipe do Ferroviário ser muito concorrida em treinamentos. Sem um nome definido, o Sr. Lourival Pereira resolver escrever às equipes do Rio de Janeiro e, aquela que enviasse primeiro um uniforme, a equipe adotaria o seu nome, e assim fizeram. A primeira correspondência recebido foi do Bangu Atlético Clube (do RJ) sendo assim o surgimento da equipe e nome.
Fonte: Márcio Salviano Vilela - Sobre Trilhos - 1998

© 2023 Ribeirão Vermelho - Minas Gerais - Brasil

Alessandro de Castro Alonso