A Estação de Ribeirão Vermelho construída na margem direita do Rio Grande a uma altitude de 737,5 m, no ramal de Aureliano Mourão na posição quilométrica N.º 48, e que recebeu no ramal de Barra Mansa a Patrocínio a posição quilométrica N.º 293,895, foi inaugurada pela Cia. Estrada de Ferro Oeste de Minas com o nome de Estação de Lavras, (*a estação atual de Ribeirão Vermelho foi inaugurada em 14/04/1889, embora o ramal tenha iniciado o tráfego provisório em Junho/1888) ocasião em que predominava o capital inglês na construção das principais ferrovias brasileiras, sendo seu primeiro Agente José Pedro de Castro e Guarda-Chaves Bernardo Loureiro Dias. De acordo com a importância econômica da região na qual foi instalada, a Estação de Ribeirão Vermelho foi projetada com característica e padrão de médio porte, ocupando maior área, o que diferenciava das estações rurais de arquitetura simples e das estações de grande porte que eram construídas nas capitais ou em cidades de grande fluxo de cargas e passageiros, exibindo formas palacianas. Em 26 de novembro de 1889, através do decreto N.º 9.811, esta estação passou a ser denominada “ Estação do Ribeirão Vermelho ”. Primitivamente, a Estação de Ribeirão Vermelho construída em posição geográfica estratégica, destacou-se como importante ponto de gerenciamento e operações para o prolongamento da ferrovia na bitola métrica que demandavam ao norte, o Estado de Goiás, e ao sul, o Estado do Rio, comportando simultaneamente em suas chaves as bitolas 0,76 m e 1,00 m, que serviam a baldeação de materiais via Aureliano Mourão, São João del Rei e Estação de Sítio na Central do Brasil. Seu quadro de empregado além do chefe da estação e seus auxiliares como o agente, compunha-se de vários telegrafistas que trabalhavam no 2º pavimento onde estava instalada a sala de aparelhos morses, vários guarda-chaves que faziam os serviços de cancelas, manobras e bagagens, vários conferentes e seus auxiliares que atuavam no armazém da baldeação, o escalador de condutores de trens, etc. Em toda a extensão da Oeste de Minas, a Estação de Ribeirão Vermelho figura ao lado das estações de São João del Rei, Oliveira e Divinópolis, como uma das principais no movimento de passageiros, transportes de mercadorias, produtos de importação e exportação, ressaltando-se entre eles o sal, o cimento e o café, respectivamente.

Fonte: Márcio Salviano Vilela - Sobre Trilhos - 1998 / Ementários da História de Ribeirão Vermelho - 2003 / * Marcelo Teodoro

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Alessandro de Castro Alonso