Locomotiva do tipo Pacific, construída pelo tradicional fabricante Baldwin Locomotive Works, dos Estados Unidos, para as linhas de bitola métrica da E.F.Oeste de Minas em junho de 1912, como parte de uma encomenda de nove unidades destinadas a serviços de carga e passageiros nas linhas da Estrada. De acordo com o historiador Welber L. Santos, quando de sua entrada em serviço, recebeu originalmente a matrícula EFOM 80, até ser renumerada definitivamente como RMV 315 em 1939. Trabalhou em serviço regular por toda a malha da companhia até o final da década de 1960, quando, já no período da Viação Férrea Centro-Oeste (VFCO), foi baixada do quadro de tração e recolhida à rotunda de Ribeirão Vermelho. Posteriormente, quando do esvaziamento da rotunda, permaneceu por muito tempo encostada no pátio de Engenheiro Bhering, em Lavras, até ser cedida ao município de Ribeirão Vermelho na qualidade de monumento estático em agosto de 1996. Apesar dos inúmeros danos sofridos por conta da monumentalização em praça pública, a perspectiva de melhores condições para sua preservação em caráter museológico permitirá dias melhores para a centenária locomotiva, já com seus 112 anos de existência.
Fonte: Márcio Salviano Vilela - Sobre Trilhos - 1998 / João Marcos de Souza Pinheiro