Adquirida no Império Alemão em 1891 e construída no ano seguinte, a ponte ferroviária de Ribeirão Vermelho representava um salto na logística da Estrada de Ferro.Oeste de Minas, permitindo que seus trens seguissem em direção ao estado do Rio de Janeiro. Em 1955, recebeu adaptações para que pudesse ser utilizada por automóveis que se serviam da estrada do Madeira, recebendo a designação de ponte rodoferroviária. Em 1982 a ponte recebeu arcos sobre sua estrutura, provavelmente para comportar as novas e pesadas locomotivas EMAQ Mx620. A estrutura original foi carregada pelas enchentes de janeiro de 1992, ano de seu centenário, cabendo à Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA) a construção de uma nova ponte, que ficaria pronta em novembro daquele ano e permanece em serviço até os dias de hoje. Em 2012, a ponte recebeu reforços estruturais para permitir a passagem das locomotivas GE BB36-7, principal modelo utilizado hoje na Rota do Calcário.
João Marcos de Souza Pinheiro